Curso de Graduação em
Engenharia de Produção

Infraestrutura

Laboratório de Informática

Uma das principais características da engenharia de produção é a intensiva utilização das ferramentas de informática ( hardware e softwares ) como tecnologia necessária para o desenvolvimento de projetos, bem como para o controle e otimização de processos de produção. Neste sentido, além da importância para as atividades rotineiras, inerentes a qualquer profissão, uma boa infra-estrutura em informática é essencial ao desempenho das atividades típicas do engenheiro de produção.

Desta forma, além de um moderno laboratório de informática destinado às aulas de diversas disciplinas, o curso de engenharia de produção da UFV, também, oferece um laboratório de informática para que os alunos possam desenvolver suas atividades extra-classe.

O número de laboratórios e a potencialidade dos laboratórios existentes no curso são perfeitamente adequados ao desenvolvimento de projetos que exijam apoio computacional, experimentação e pesquisa técnica de áreas do conhecimento ligadas à engenharia de produção.

Os laboratórios possuem rede interna de comunicação e todos os computadores estão ligados a Internet. Cabe ressaltar que a UFV oferece em sua homepage vários serviços aos alunos, entre eles: acesso a e-mail, informações diversas, acesso ao SAPIENS, onde o aluno pode acompanhar sua vida acadêmica, assim como acessar materiais disponibilizados pelos professores no PVANET.

 

Softwares:

Universidade Federal de Viçosa (Federal University of Viçosa) uses Simio simulation software
under a grant from Simio LLC (www.simio.com).
________________________________________________________________________________________________________________

Laboratório de Ensino e Pesquisa

A fim de proporcionar um modo significativo de assimilação crítica da ciência e tecnologia, o curso de engenharia de produção da UFV oferece aos seus alunos um conjunto de Laboratórios que lhe permitem vivenciar a interação prático-teórico do processo ensino-aprendizagem proposto pelo curso. As atividades experimentais desenvolvidas nos laboratórios contribuem para o desenvolvimento várias habilidades que capacitam o aluno para trabalhar em equipe e elaborar projetos para as soluções de problemas impostos pelas contingências profissionais, bem como aqueles de caráter inovativo.

Laboratórios dos Conteúdos Específicos da Engenharia de Produção

1. Atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática com softwares específicos, visando atender as práticas dos seguintes conteúdos:

- Planejamento e Controle da Produção
- Pesquisa Operacional
- Logística
- Controle Estatístico de Processos
- Análise de Investimentos
- Ergonomia

2. Engenharia do Trabalho: práticas relacionadas com medições físicas de avaliação de adequação biomecânica do trabalho, projeto do trabalho e de conforto ambiental, estudo de métodos e utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.

3. Engenharia do Produto: práticas relacionadas com a utilização de metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, que incluam geração do conceito, projetos estruturais e detalhados, bem como a elaboração de protótipos e/ou maquetes.

Laboratório de Química Geral

Laboratório de Físico-Química

Laboratórios de Informática

 Laboratórios de Ergonomia

Laboratório de Projetos

Laboratórios de Física

Laboratório de Operações Unitárias

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress