Curso de Graduação em
Engenharia de Produção

PET

Programa de Educação Tutorial (PET)

O programa PET do curso de Engenharia de Produção tem por objetivo desenvolver atividades acadêmicas de qualidade, articulando ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover a formação ética, cidadã e de qualidade dos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o programa.  As atividades a serem desenvolvidas devem refletir e reforçar valores éticos, de cidadania e de consciência social de todos os envolvidos, enquanto qualificam cientificamente e tecnicamente os futuros profissionais e docentes de engenharia de produção, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável da região e do país.

São objetivos específicos do programa:

  1. Contribuir para a melhoria do curso através do desenvolvimento de atividades que envolvam a participação dos integrantes do grupo e demais alunos do curso, gerando, assim, o efeito multiplicador da concepção e filosofia do programa.
  2. Desenvolver atividades de caráter multi/interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade acadêmica, as empresas e a sociedade em concordância com o projeto pedagógico do curso, que promovam o desenvolvimento de novas tecnologias de gestão.
  3. Compreender a interação dos sistemas produtivos com o meio ambiente, atentando aos critérios de sustentabilidade, de forma a minimizar a utilização dos recursos naturais, a geração de resíduos e os impactos ambientais.
  4. Promover o desenvolvimento de competências pelos integrantes do grupo e corpo discente do curso, no uso da linguagem escrita e oral, em idioma estrangeiro, na área de tecnologias de informação e comunicação e na metodologia científica.
  5. Participar e promover projetos de responsabilidade social de forma a propiciar a formação cidadã e ética dos alunos, para que eles sejam capazes de executar atividades tecnológicas que produzam mudanças qualitativas na sociedade e no meio ambiente, dentro de padrões éticos e morais.
  6. Discutir temas sociais, éticos, políticos, ambientais, culturais e científicos, bem como analisar e entender o impacto das soluções de engenharia, importantes para o desenvolvimento sustentável do país.
  7. Incentivar a formação de profissionais empreendedores e líderes, através da interação entre teoria e prática: “aprender fazendo e refletindo sobre” e do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas para o curso.
  8. Estudar, criar e analisar os processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação científica, provendo e incentivando também a formação de docentes e pesquisadores.

Dentre as atividades previstas para o programa estão:

1º ANO

2º ANO

3º ANO

Elaboração do Manual do PET/EP/UFV Manutenção do Manual do PET/EP/UFV Manutenção do Manual do PET/EP/UFV
Projetos de Pesquisa Projetos de Pesquisa Projetos de Pesquisa
Grupo de Leitura

Cine-Interpet
Grupos de Discussão
Ciclo de Palestras em EPGrupo de Leitura

Cine-Interpet
Grupos de Discussão
Ciclo de Palestras em EPGrupo de Leitura

Cine-Interpet
Grupos de Discussão
Ciclo de Palestras em EPInformativos

Desenvolvimento dahomepageInformativos

ou
Manutenção da homepageInformativos

ou
Manutenção da homepageOrganização e Realização da Recepção aos CalourosOrganização e Realização da Recepção aos Calouros

ou
Organização do Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção
ou
Organização do Encontro Mineiro de Engenharia de ProduçãoOrganização e Realização da Recepção aos Calouros

ou
Organização do Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção
ou
Organização do Encontro Mineiro de Engenharia de ProduçãoLevantamento das disciplinas com maior índice de reprovaçãoLevantamento das disciplinas com maior índice de reprovaçãoLevantamento das disciplinas com maior índice de reprovação Realização de projetos de cunho extensionista em associação com o “Engenheiros Sem Fronteiras”

ou
Parceria acadêmica com a Empresa Júnior do curso “Soluções Consultoria”
ou
Parceria acadêmica com o CREA-MG JúniorRealização de projetos de cunho extensionista em associação com o “Engenheiros Sem Fronteiras”

ou
Parceria acadêmica com a Empresa Júnior do curso “Soluções Consultoria”
ou
Parceria acadêmica com o CREA-MG JúniorParticipação em Eventos Científicos e Culturais

ou
Mini – CursosParticipação em Eventos Científicos e Culturais

ou
Mini – Cursos
ou
Cursos profissionalizantes
ou
Visitas TécnicasParticipação em Eventos Científicos e Culturais

ou
Mini – Cursos
ou
Cursos profissionalizantes
ou
Visitas Técnicas

Site: www.petepr.com

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress